Dálmata: o cão mais elegante, ativo e dócil do mundo animal
O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim
Naturalmente elegantes, os Dálmatas são admirados e considerados uma das raças caninas mais nobres que existem. Tanto que, na época de maior uso das carruagens, os Dálmatas eram aqueles que acompanhavam os nobres por seu porte e boa resistência a longas caminhadas.
A fama real da raça, contudo, atingiu seu auge com o lançamento do desenho da Disney, Os 101 Dálmatas, em 1961. Desde então, criadores afirmam que a procura pelo cachorro cresceu consideravelmente, principalmente em países como a Inglaterra, Itália e Japão.
Embora desenho tenha sido importante para a popularização da raça, existem características muito peculiares nesta espécie de cachorro que o tornam especial. A simpatia e vivacidade somadas à sua boa aparência fazem do Dálmata um excelente companheiro. Além disso, este cachorro tem como marcas principais a fidelidade, a inteligência e o respeito com seus donos.
Foto: Flickr
A origem da raça, de acordo com estudos, se deu na República Croata. Muitos, porém, acreditam que o cão seja da Dinamarca, o que justificaria seu nome em alguns países que o denominam como “pequeno dinamarquês”. Os Dálmatas também foram, por muito tempo, usados como cães de caça, graças ao olfato aguçado e musculatura bem desenvolvida, com grandes linhas simétricas.
Essas características, no entanto, são exclusivas da raça pura. Por isso, antes de comprar um filhote de dálmata é necessário verificar se o animal é mesmo legítimo. Para tanto, o futuro dono pode observar se o mesmo nasceu totalmente branco, pois suas manchas devem aparecer apenas a partir do 15º dia de vida. Isso porque os filhotes que nascem de cruzamento entre raças podem apresentar problemas de pigmentação, inclusive na mucosa do nariz e da boca (que não devem ser manchadas ou cor de rosa).
A personalidade de um Dálmata é marcada pela alegria, companheirismo, inteligência e disposição, o que o transforma em um cão dócil, de bom convívio com outros animais, excelente amigo das crianças, fácil de criar, alerta, carinhoso e rústico. Ou seja, um cachorro e companheiro perfeito em várias situações, para pessoas com diferentes personalidades.
O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim