Área Restrita
- Adestramento
- Apicultura
- Aquário Artigos / Equipamentos
- Aves Criação
- Aves Domésticas e Exóticas
- Banho e Tosa
- Bovinos
- Canil e Venda de Cães
- Clinica Veterinária
- Cursos
- Equipamentos e Instalações
- Eqüínos
- Farmácia Veterinária
- Gatil e Venda de Gatos
- Hospedagem
- Hospital Veterinário
- Pet Shop e Artigos em Geral
- Produtos e Serviços para Cães e Gatos
- Répteis
- Roedores
- Silvestres
- Suínos
- Transporte
- Veterinário
Gatos: como cuidar da raça Sphynx
Os gatos da raça Sphynx chamam bastante atenção por possuírem uma pelagem diferenciada. Um tipo de penugem espalhada pelo corpo, dando a sensação de ser um gigante pêssego quente.
A raça surgiu em 1966, no Canadá, através de uma gata que teve alguns filhotes sem pelos. A partir daí, o dono começou a cruzar seus filhotes exóticos com outros gatos, na tentativa de se obter mais filhotes com poucos pelos, dando início a uma nova raça de gatos.
Algumas características físicas marcantes desta raça, além da sua falta de pelos, são os seus grandes olhos em formato de limão e uma barriga protuberante, como se estivesse acabado de jantar.
Para as pessoas que possuem alergia a pelos de gatos, o Sphynx, portanto, é a alternativa mais viável.
A raça Sphynx está ainda entre as mais amigáveis e simpáticas. São gatos que gostam de brincar e são bastante inteligentes. Convivem muito bem com cães e outros gatos, mas preferem a companhia humana.
Alguns cuidados com a pele do animal também são importantes, pelo fato do Sphynx produzir muita oleosidade, o ideal é tomar banho uma vez por semana. Em alguns casos é importante também usar um shampoo adequado para cada tipo de pele, que varia de seca até muito oleosa.
Outro cuidado importante é em relação às unhas do gato, que devem estar sempre cortadas, evitando assim que o gato venha a se machucar quando estiver se coçando. É normal que o Sphynx tenha secreção nos olhos e ouvidos, tornando a higienização dessas partes do corpo do bichano sempre necessária.
Para evitar possíveis doenças, proteja o bichinho do sol excessivo, pois sua pele é sensível e pode se queimar. Já no inverno a dica é ficar atento à perda de calor, uma característica bem comum da raça.
Com esses cuidados, além de uma alimentação adequada (consulte o seu veterinário), é possível desfrutar por muitos anos de um bichano fiel, carinhoso e amável.
Crédito da imagem: Vickless Universo dos Animais