Área Restrita
- Adestramento
- Apicultura
- Aquário Artigos / Equipamentos
- Aves Criação
- Aves Domésticas e Exóticas
- Banho e Tosa
- Bovinos
- Canil e Venda de Cães
- Clinica Veterinária
- Cursos
- Equipamentos e Instalações
- Eqüínos
- Farmácia Veterinária
- Gatil e Venda de Gatos
- Hospedagem
- Hospital Veterinário
- Pet Shop e Artigos em Geral
- Produtos e Serviços para Cães e Gatos
- Répteis
- Roedores
- Silvestres
- Suínos
- Transporte
- Veterinário
Saiba do que sua iguana precisa para viver bem
Adotar e cuidar de uma iguana, há tempos poderia ser um comportamento inusitado, contudo, é um hábito cada vez mais comum e já não causa espanto. Estes répteis apresentam um comportamento equilibrado e temperamento dócil, por isso, se tornaram tão populares como animais de estimação, principalmente nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, a moda está chegando ao poucos. Isso porque a iguana tem conquistado espaço entre os adoradores de animais exóticos, principalmente pelo fato de se adaptar facilmente a vários ambientes.
Entretanto, mesmo sendo um animal manso e de fácil convívio, esta espécie de lagarto precisa de alguns cuidados especiais para se manter sempre saudável e viver bem com seu dono. Por exemplo, as condições de luz, umidade, temperatura e alimentação são diferentes aos requeridos pelos mamíferos.
Foto: Flickr
Saiba a seguir o que sua iguana necessita:
Espaço
Por chegar a atingir até 2 metros de comprimento, a iguana necessita de bastante espaço para viver bem como animal de estimação. O ambiente em cativeiro deve ser quente, úmido e ser parecido o máximo possível com o habitat natural do réptil.
Ou seja, o local deve possuir plantas disponíveis para a alimentação do animal e pedaços de árvores para que ele possa subir e se exercitar. O terrário (nome dado ao cativeiro) pode ser construído em uma caixa de madeira com a parte frontal de vidro, para que o réptil possa ser observado.
O ideal é que haja duas aberturas para circulação do ar e lâmpadas para iluminação e regulagem da temperatura ambiente. Estas lâmpadas devem ser postas acopladas com uma tela de acrílico, para evitar que a iguana se queime. Outra opção mais prática e rápida é a aquisição de um aquário, que deverá apenas ser tampado na parte superior.
Dentro do terrário, coloque galhos, troncos, terra, algumas pequenas pedras ou pedaço de árvore/cacto moído. Por baixo disso, deve haver carpetes atóxicos capazes de absorver a umidade excessiva do local.
Temperatura
A temperatura mais adequada para o corpo da iguana é cerca de 29ºC durante o dia e 22ºC à noite. Para manter o ambiente sempre adequado para o animal, as lâmpadas funcionam bem. Contudo, é sempre bom dispor algumas rochas ou aquecedores com termostato dentro do terrário.
Iluminação
A lâmpada ideal varia de acordo com o tamanho do terrário. Para cativeiros de até 50 cm de largura, a mais adequada é a UV-B específica para répteis. Para terrários maiores que 50 cm, o ideal é uma lâmpada UV-A, que auxilia a manter a pele do animal em boas condições.
Alimentação
A ração para iguanas é importada, mas, se é possível alimentar o animal com suprimentos naturais, como frutas, legumes e verduras cruas de tonalidades escuras. Outra opção são as flores como as rosas, complementadas com mel e pequenos insetos, que correspondem à proteína animal necessária ao desenvolvimento da iguana. Ração para gatos à base de proteína animal também pode ser usada como substituta da ração importada.
Pesquisas mais frequentes:
- cuidados com iguanas
- •
- o que bem
- •
- iguana
- •
- como cuidar bem de seu gato
- •
- que bem
- •
- animal iguana
- •
- o que os animais precisam
- •
- cuidados com iguana
- •
- como cuidar bem de seu cachorro
- •
- da sua
- •
- animais iguana
- •
- como cuidar bem de seu animal de estimação
- •
- habitat iguana
- •
- como cuidar bem de um cachorro
- •
- como cuidar bem de seu cão